HD ou SSD? Qual é a melhor opção?

Para ajudar na escolha, separamos algumas dicas de como escolher a melhor opção, em diversas situações. Continue a leitura!

Para jogar

Se o seu objetivo é jogar, é melhor optar pelo SSD. Por mais que as opções de armazenamento sejam menores, sua velocidade é imensamente superior a do seu antecessor.

Uma máquina com SSD será capaz de abrir os jogos e processá-los com maior velocidade e menos “engasgos”. Para ter uma ideia, os modelos mais acessíveis da tecnologia alcançam facilmente a velocidade de 550MB/s, enquanto os HDs comuns atingem apenas 150MB/s.

Segundo a Maximum PC, fãs de jogos em mundo aberto são muito beneficiados com o SSD. Com o dispositivo, o gamer irá experimentar significantemente menos “soluços”, pequenas pausas que podem interferir bastante na partida.

Armazenamento de filmes, fotos e outras mídias

Os cinéfilos de plantão podem possuir inúmeros gigabytes de filmes em seus computadores, além de séries, músicas, fotos e muito mais.

Para quem precisa de poder de armazenamento, o HD é a tecnologia mais recomendada. Esse dispositivo está longe de ser aposentado justamente pela capacidade armazenar mais dados por um preço menor. Por isso, não duvidamos que os HDs devem continuar evoluindo, com cada vez mais armazenamento, velocidade e confiabilidade.

Tarefas de design, arquitetura e audiovisual

Se você trabalha nas áreas de arquitetura, design, audiovisual, animação ou outros setores correlatos, é recomendado utilizar o SSD. Os softwares utilizados em tais profissões são pesados e exigem bastante do computador, assim como jogos, e a velocidade do SSD deixará o trabalho mais rápido e com menos problemas.

Escolher entre SSD ou HD para essas tarefas faz diferença. Confira uma comparação em vídeo, produzida pelo canal Arbi D’Arlon. Nele, é mostrado o processo de ligar o computador, inicializar o Windows 8.1, abrir o programa 3D Max e renderizar uma imagem em 4K.

Por mais que o tempo não seja tão drasticamente diferente em apenas uma tarefa, em uma rotina de trabalho os minutos ganhos como o uso do SSD apontam uma vantagem.

Uso em hospitais e ambientes sensíveis

Uma das grandes desvantagens do HD é a sua suscetibilidade à interferência magnética. Isso acontece porque a tecnologia utiliza magnetismo para escrever informações no disco, e uma interferência seria capaz tanto de causar pequenos erros quanto até apagar todos os dados.

Hoje em dia, existem recursos que diminuem esse risco de forma satisfatória, mas ainda assim não é completamente confiável. Por isso, em ambientes como hospitais, que possuem diversos dispositivos que funcionam a partir do magnetismo, é recomendado utilizar SSD.

Custo-benefício: HD ou SSD?

Por mais que não sejam tão velozes quanto o SSD, os HDs disponíveis no mercado possuem uma capacidade de armazenamento muito maior. Além disso, seus preços são mais acessíveis.

Um SSD com 1 terabyte de armazenamento passa de R$1000, enquanto um HD com o dobro de capacidade, 2 terabytes, pode ser encontrado por cerca de R$500.
Mesmo assim, a velocidade e confiabilidade do SSD vale a pena, principalmente nas situações citadas.

Além disso, é possível utilizar as duas tecnologias na mesma máquina. Nesse caso, é recomendado utilizar o HD para armazenamento de arquivos e o SSD para instalação do sistema e softwares.

Fonte 07/11/2018: Elgscreeen

Você achou esse artigo útil?